O mundo é um moinho (proteja seus sonhos)

Então mais uma vez é fim de ano. Mais 365 presentes foram desembrulhados por cada um de nós e aproveitados da melhor maneira. Sim, apesar de tudo, cheguei à conclusão que oferecemos ao mundo sempre aquilo que temos de melhor, agimos sempre com o melhor de nós, querendo acertar, mesmo que depois cheguemos à conclusão de que algumas de nossas escolhas foram equivocadas. E esses finais e recomeços são propícios para avaliarmos se o que fizemos está de acordo com quem somos e queremos ser, para ver o que vamos levar pela vida e o que vamos deixar no caminho.

Sim, o título é uma alusão à música do Cartola "preste atenção o mundo é um moinho, vai triturar teus sonhos tão mesquinhos". Me peguei pensando nessas palavras porque nesse fim de ano notei o quanto fui abandonando boa parte dos meus sonhos - que nem eram mesquinhos. Sobretudo ao rever coisas que escrevi e lembrando de planos que fiz há 5 ou 10 anos. Foi triste, ver que fui deixando me deixando vergar sob o peso desse moinho, das novas responsabilidades da vida adulta, das exigências sociais, das desilusões a respeito de pessoas que admirava, a respeito do mundo que tantas vezes se mostrou hostil e bem diferente daquele lugar bonito, com pessoas boas e amorosas que formavam a sua imagem anterior aqui dentro. Sim, foi muito triste, mas bom também, porque, já que o mundo não acabou mesmo, a vida continua e sempre há a possibilidade de buscar lá dentro, no cantinho da alma onde ficam escondidos aqueles planos que deixamos de lado, cada sonho e cada esperança abandonada. 

Lembro de mim aos 17, num retiro da igreja, durante uma daquelas horas de partilha, dizendo que não sabia bem o queria fazer dali pra frente - e nesse tempo ainda pensava em ser padre, ou missionário, como pensava em escrever ou advogar, ou ainda ser professor, mas em qualquer área que estivesse a intenção era lutar por um mundo melhor, especialmente ajudando os desvalidos. Como dizia, não sabia o que faria, a certeza era apenas a de querer viver plenamente e ser feliz. E, ao dizer isso, não pensava apenas em  expressar algo bonito para que todos me admirassem; dizia com toda a sinceridade e essa fala fazia todo sentido pra mim. Era um daqueles raros momentos em que conseguimos dizer exatamente o que se está sentindo no coração. Mas não fazia ideia do quanto era difícil esse caminho.

Hoje nem vou à missa, escrever para este blog tem sido cada vez uma tarefa mais árdua e paro por aqui porque a intenção não é enumerar minhas desilusões, mas lembrar que tudo isso se deve ao fato de ter esquecido de perseguir aquilo a que me propus nessa época: viver com plenitude. É claro que nessa vida não haverá a plenitude, mas persegui-la nos deixa de algum modo mais próximo de alcançá-la.  E de ser feliz.

Tudo isso, minha gente, para ressaltar a importância de sonhar. Outro dia li num texto da minha querida amiga e blogueira Noemyr que é "nos sonhos que as coisas acontecem verdadeiramente. A vida real é apenas um impulso para o sonho e é por isso que eu não abro mão do bonito, é por isso que quanto mais a vida me mostra que pode ser feia, eu rebato sonhando coisas bonitas." Eu acrescentaria que os sonhos são importantes porque, na medida do possível, trazemos para o mundo real aquilo que vemos neles. Tudo isso que vemos hoje concretizado, inclusive essa tela de computador, smartphone ou tablet, um dia foi o sonho que alguém ousou trazer para nossa realidade, algo tão incrível quanto atravessar um portal para uma terra de sonhos e trazer de lá um objeto mágico. Por isso é tão importante sonhar, porque, mesmo que nunca tiremos de lá um objeto mágico, a própria vida ganha uma aura de magia, de poesia, e sua existência se enche de significado.

Então, se há uma coisa que levo no coração para o ano que chega, é essa vontade de retomar meus sonhos e torná-los tão fortes quanto possível para que não sucumbam quando o moinho da desesperança e frustração chegar. Já comecei a escrever, a ouvir novas músicas, a reencontrar velhos amigos, aprender a tocar novas músicas, escrever cartas e outras coisinhas mais para iluminar essa virada de ano. E tem sido ótimo! Vocês deveriam tentar.

Feliz Ano Novo, pessoas!!!



Comentários

  1. É, Carlitos, ler teus escritos me deixa com sorriso largo no rosto. O sábio Cartola (que amo demais) tem razão em dizer que o mundo é um moinho não é mesmo?!
    Sabe, Carlitos, lendo seu texto compreendi que muitas vezes deixamos de lado coisas que nos leva à plenitude não que iremos consegui-la, mas está próximo dela nos torna pessoas melhores.

    Ser gente grande é mesmo tarefa muito complicada e pesa demais algumas vezes... Ser gente grande é entrar em um enorme labirinto sem saida. É preciso ser sábio. Acredito que só é sábio quem sonha... "é pelo sonho que vamos" é pelo sonho que a vida tem sentido... pra mim não tem muita lógica a gente viver a realidade sem enfeitá-la com sonhos, com poesia...

    Um 2013 todo ILUMINADO pra gente e com bons ventos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Transformar a vida com poesia é a melhor alternativa pra mim. E estive pensando muito nisso esses dias: de uma forma ou de outra, a gente sempre faz da nossa vida um mural em que destacamos algumas coisas e esquecemos outras. É como se reescrevêssemos a nossa história interiormente da forma que mais nos convem, seja essa história triste ou feliz. Dá outro texto, né? rs

      Excluir
  2. Sonhar é o que me move, e como DEUS fala comigo... Mas o objetivo desse tenso mundo em vias do fim e fazer isso conosco. Aprendi que ao acordar devemos abrir aquele sorriso e que o dia é um presente maravilhoso.Quando olho para atras e percebo o quando meus sonhos foram a cada dia obtendo forma e o quanto ri para os problemas (eheheh).
    Perceba que o importante é o quanto nos garantimos em sonhar, não importa o quanto esse "patético mundo" (a maioria das pessoas) pensam, elas apenas não tem força para sonhar.
    Dar uma chance a nós mesmo é se libertar das coisas e até mesmo situações de tradição que nos são imposta.

    Pensa AI PREDILETO... kISS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, o sonho tem essa função de libertar, levar além daquilo que conhecemos. Espero que os seus se realizem, preterido.

      P.S.: Porque o anonimato?

      Excluir
  3. Que bom lhe ver novamente lá em meu blog Carlos.
    Texto maravilhoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô meio desligado do mundo dos blogs, mas tentando voltar rs. Obrigado! Beijo!

      Excluir
  4. A vida é um moinho e nós D. Quixotes na constante e maravilhosa luta para realizar nossos sonhos, e ser feliz!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

♫ ♪ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♪ ♪ ♫

Contatos músicais

Novo blog