Coisas da (pós-) modernidade

Você tomaria remédios se soubesse que poderia ficar mais inteligente? Pois já existe um grande número pessoas tomando remédios tarja preta para aumentar a concentração e a produtividade, seja no ambiente de trabalho, seja entre estudantes, segundo reportagem da revista Época da semana passada. Essa tendência já recebeu até apelido: neurocosmética.

Bem, ainda segundo a matéria, os remédios não vão deixar ninguém mais inteligente, pelo menos por enquanto. No máximo aumentam a concentração, estimulam a fluência verbal (oral e escrita) e aumentam a disposição, o que seriam aspectos positivos. Ou seja, vai potencializar as habilidades de quem já as possui. Daí surgem as questões éticas: não seria equivalente ao dopping nos esportes? Por outro lado – e nisso a matéria ficou devendo – qualquer droga causa efeitos colaterais, o que deve ser levado em conta no custo x benefício do seu uso.

Uma última informação relevante da matéria: no futuro pode se tornar corriqueiro o uso de tais remédios.

Algumas coisinhas me passaram pela cabeça ao fim da leitura:

1. Fiquei imaginando as pessoas discutindo neurocosmética num futuro-não-tão-distante;

- Minina, tenho uma apresentação amanhã de um novo produto e ainda não decidi se eu tomo o remédio X ou Y.
- Toma o Y, amiga! Tô te falando, foi ele que me salvou na apresentação da monografia na semana passada!

2. Essa vida moderna (ou pós-moderna, depende do seu ponto de vista) com seus excessos de tudo, principalmente informação e consumismo, exige a criação de um superhomem, que não necessariamente é melhor ou mais inteligente que o homem das cavernas, mas é, pelo menos, mais cheio de habilidades e potencializadores dessas habilidades. Nossa memória, por exemplo, não está mais somente no nosso cérebro, está diluída entre computadores, celulares, agendas eletrônicas, orkut (me salva de esquecer as datas de aniversário), entre outros.

3. Duas perguntinhas: até que ponto isso contribui para sermos mais felizes ou realizados? Somos melhores em que sentido com todos esses aparatos (pós-) modernos?

4. Isso me lembra a crônica Exigências da vida moderna, do Luís Fernando Veríssimo.

P.S. Muito obrigado aos que já deram o seu voto no Experimentando-me. Pensei em descadastrar o blog do prêmio Top Blog na semana seguinte ao post anterior, mas não fiz isso em respeito ao voto de vocês. Pra mim o melhor prêmio continua sendo a visita e os comentários dos amigos que me acompanham desde o blog antigo e dos que vieram chegando ao longo desses pouco mais de três anos de blogosfera.

Um grande abraço e uma excelente semana a vocês, pessoas!


Comentários

  1. Os aparatos da modernidade são importantes para nos ajudar a resolver os problemas que não teríamos se a modernidade não os tivesse criado rs.

    Queridão, obrigada pela sua presença e pelas palavras carinhosas de sempre.
    grande beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, as pessoas estão cada vez mais loucas... Não seria melhor diminuir um pouquinho o ritmo ao invés de se adaptar a essa correria e a essas competiçõezinhas doidas do dia a dia?
    Chega uma hora que a gente já nem sabe mais pq corre tanto, pq quer ser o melhor e tals.

    Ai...pára o mundo que eu quero desceeeer!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com Luli. As pessoas precisam é de meditação; isso, sim, mudaria suas vidas. Paz, silêncio, e os pensamentos em ordem com os batimentos cardíacos.

    Faltei aqui um tempo, mas agora teu blog já tá guardado comigo. :)

    Abraço, Carlos!

    P.S.: o livro chegou aí?
    P.S.2: do livro artesanal, ainda tem, sim; se você comprar, toda a produção já estará reservada e devidamente vendida. :) Na próxima semana coloco fotos dos livros lá n'O Margot.

    ResponderExcluir
  4. Gosto da Pós-Modernidade... as vezes o que mais me incomodá somos´nós- os sujeitos que vivem nela... Parece que estamos nos diluíndo em algo tão bizarro e desonesto!!!
    Mas o mundo tem jeito ainda...

    ResponderExcluir
  5. Isso, obviamente, não vai tornar ninguém mais feliz, mas mais dependentes. Se o consumo desses remédios ficar tão comum, corriqueiro e cotidiano assim, a gente vai ter medo de um vestibular por exemplo e vai tomar aquele remedinho para superar o nervosismo e blá. Mais uma vez, o futuro mostra que a gente vai ficar dependente da teconologia e vai deixar de lado muita coisa boa. Triste, mas real...
    abraços e parabéns pelo post, é um assunto muito bom para ser discutido

    ResponderExcluir
  6. Essa Pós-Modernidde hein...que loucura!
    Os benefícios são evidentes, mas os prejuízos andam ali bem ao lado.
    Estamos dependentes de tanta coisa que surgiu nos últimos tempos, e me parece que sempre aparecerão novos artifícios pra nos deixarem mais dependentes ainda.

    Ótimo texto Carlos...saudades daqui :)

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Artifícios para alcançar a felicidade? Acredito não. Gostei do post, Carlos.
    Beijo pra você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

♫ ♪ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♪ ♪ ♫

Novo blog

Longe do coracão selvagem...