Eu mesmo não gosto, mas como minha mãe assiste...

Quem nunca ouviu uma frase do tipo? Antes era muito usada por homens e gente que se considerava superior aos pobre ignorantes que se deixavam alienar pelas telenovelas. Hoje, que a telenovela já é quase uma, er, paixão e motivo de orgulho nacional - ainda mais com o prêmio recebido por Caminho das Índias - creio que nem os homens tem mais vergonha de se assumirem amantes da teledramaturgia. Porém essa frase tem sido muito usada hoje para esconder a atração que outro tipo de programa televisivo (não menos alienante e improdutivo) exerce: os reality shows.

Domingo, durante uma discussão sobre o BBB na TV Brasil, uma psicóloga que participava da conversa disse não assistir o programa. Entretanto, quando eram citados certos episódios, lá estava ela opinando com propriedade, utilizando detalhes dos acontecimentos dentro da casa para ilustrar suas críticas. Daí eu pensei: mas como, se ela não assiste? Daí algum leitor poderia dizer que para criticar é preciso conhecer. Tudo bem, mas foi ela mesmo quem disse que não assiste. Então seria mais correto ela dizer que assiste com olhar científico. Pegaria menos mal.

Não obstante, a psicóloga é apenas uma entre muitos que negam ceder à atração que o BBB exerce. Eu mesmo já declarei muitas vezes que não assisto, embora vez em quando (acompanhando a mãe, a namorada) dê minhas espiadelas. Isso não significa que eu tenha passado para o grupo dos aficcionados, que não perdem um paredão por nada, e ficam com calos nos dedos de tanto votar em quem querem ver fora da casa. Eu diria que minha relação com o BBB é mais como acontece com aquelas músicas que a gente nunca em sã consciencia colocaria para tocar no Ipod, mas que de tanto ouvir por aí em todos os lugares, acaba aprendendo (tipo Festa no apê, do Latino).

Outra comparação que acabou de me ocorrer: telespectadores de BBB e consumidores de álcool. Não tem tudo a ver?

Ambos os produtos são ruins e fazem mal à saúde mental e física, mas mesmo assim a grande maioria da população consome. Alguns esporádicamente, apenas para se distrair quando não há nada de interessante pra fazer. Outros com alguma frequência, tipo sexta-feira depois do trabalho (ou terça-feira de paredão). Há ainda aqueles que não conseguem viver sem uma dose diária. Mas o pior de todos é aquele que não tem hora para consumir: são os alcoólatras ou assinantes de BBB pay-per-view. Para esses, só os AAs da vida.

E você, em qual categoria se insere? Ah, sei, dos que não assistem, né. A não ser quando vai na casa da vizinha e...

Comentários

  1. brother...indubitavelmente estou inserida na categoria dos que definitivamente não assistem. Agora se disser que nunca assisti..seria profundamente hipócrita. Mas como tudo na vida tem a sua fase...bom os tempos agora são outros e minha percepção tornou-se um tanto...como posso dizer..huuum, seletiva eu acho!!
    Afinal de contas, não há nada ali de tão estranho, que nao estejamos cansados de ver aqui no mundão....bjos..gostei mt do texto bjoosss

    ResponderExcluir
  2. Amigoooo...quanta saudade, tô te devendo uma ida ao Frida né?! Eu sei, mas, estou completamente sem vida social, essa contabilidade me consome todo o tempo do mundo, até nos sonhos acredita?!rsrs...ai credo, mas, já me livro disso.
    Quanto à sua pergunta, estou inserida no grupo dos que assistem "meio sem querer" acompanhando a mãe enfim...mas não curto muito não, acho um tanto patético. Enfim...há quem goste, vamos respeitar.
    Ahhh obrigada pela visita lá no blog, e pode deixar que pretendo abusar do amor próprio viu.

    Um excelente fim de semana pra você.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Caaarlos, :D Eu sou a que gosta mais que não gosta de assumir!! rsrs, e também aquela que chega em casa a noite cansada e não tem opções de canais, falando sério, entre band, record, eu ainda fico com globo!! bjos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da comparação do BBB com o álcool rsrsrs
    Tudo a ver mesmo...
    Mas sou do tipo que acha que a gente deve assistir de td nessa vida hauhsuas :)
    Eu assisto BBB (mas só de vez em quando)
    beijoos, Carlos =*

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos! Amei as comparações, rs.
    É, eu sou daquelas que "assistem" e não escondo, mas não fico "vidrada" e se não conseguir assistir não reclamo também hehe, enfim.
    Mas é aquilo de "saber que nunca vou precisar de nada que vejo no BBB pra minha vida", mas você sabe, né? O ser humano é teimoso, mesmo sabendo que a coisa não é util, continua batendo na mesma tecla e perdendo tempo durante 3 meses com o Sr.Bial hehe

    Tenha um sábado cheio de luz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

♫ ♪ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♪ ♪ ♫

Longe do coracão selvagem...

Novo blog