BEDA #2 - Pimpolho


Com o tempo a gente aprende muitas coisas e uma das mais importantes que aprendi é a rir de mim mesmo. A vida é dura, o caminho é árduo e o mundo hostil na maior parte do tempo, então não precisamos aumentar carga sobre nossos ombros com excesso de autocrítica e sentimentos de culpa exagerados. Erros acontecem e temos que aprender a nos perdoar para não viver pedindo desculpa por existir.

Pessoas, embora pelo que escrevi até aqui possa parecer que este é um texto de autoajuda ou uma exibição de minha sabedoria adquirida ao longo dos meus vinte e poucos anos, não é. Eu só quis fazer essa breve introdução para mostrar porque não estou constrangido com o que vou lhes contar agora. OK, talvez haja até uma pontinha de constrangimento, mas nada que me impeça de rir de mim mesmo e de lhes oferecer a chance de rir junto comigo.

Sem mais embromação, confesso: já toquei em banda de pagode. Para alguns nem é novidade, mas, mesmo pra esses, só agora é que serão revelados alguns dos detalhes sórdidos dessa experiência. (Pois é, o que o desespero de achar um tema para o BEDA não faz com a gente)

Foi mais ou menos assim: eu tinha 15 anos e havia aprendido a tocar violão pouco mais de 1 ano antes quando recebi o convite inusitado para tocar na Swing do Samba. Ela já existia há algum tempo e era formada por um grupo de amigos que eu havia conhecido na igreja. O violonista anterior, inclusive, era um dos tocadores da igreja nos quais me espelhava, daqueles que eu ficava observando pra tentar imitar a batida quando esteva aprendendo. Pois bem; não me lembro agora a razão pela qual ele teve que deixar a banda, mas creio que era o conflito de horário entre os ensaios da banda e os da igreja. O certo foi que abriu a vaga e me chamaram para o lugar.

Nessa época eu já começava a entrar na fase rock nacional, ouvia muito Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Engenheiros do Hawaii, principalmente. Até estava deixando o cabelo grande pela primeira vez. Mas conhecia muitos pagodes, muitos mesmo, porque antes disso eu ouvia rádio todos os dias. Pela manhã, ouvia o programa do Sid Soares, na 100.7, e à noite era o Pagode do Jura, na Difusora. Algumas das primeiras músicas que aprendi vieram de uma revista de cifras com músicas do Raça Negra. Eram essas as minhas credenciais – além, é claro, de ser amigo da turma e não cobrar cachê.

E assim começou a minha breve aventura no mundo das festas noturnas. Vou pular os ensaios, pois eles serviam para pouca coisa além de combinar como começar e terminar as músicas, bem como definir o repertório. Vamos aos shows!(?)

Pra não ficar tão maior, vou me limitar a um deles. Foi o show no festival junino da Feira do Produtor do bairro de Santo Antônio, não por coincidência, o mesmo que morávamos. A expectativa era grande; foi um dos primeiros lugares que tocamos e, geralmente, dava um bom público nesse festival. Nesse dia, se bem me lembro, estreamos o nosso figurino oficial: uma blusa justinha de camurça brilhante de cor lilás e calça branca. Lembro de me sentir meio ridículo já na época, mas hoje me parece bem mais. Porém, como a vontade de tocar era maior, fui assim mesmo, sem medo de ser feliz. Chegada a nossa vez, subimos ao palco e animamos a festa, porque a nós podíamos até não ser bons músicos, mas tínhamos animação de sobra. Fizemos até o passinho de banda de pagode! Depois de subir no palco vestido assim e fazer o passinho de banda de pagode, não tem como pagar mais mico, certo? Errado. O melhor estava por vir.

Toda banda costuma fazer a apresentação dos seus músicos em um determinado momento do show, né? A gente não poderia deixar de fazer a nossa. Geralmente o vocalista fala o nome do músico e este faz algum solo, alguma exibição do seu talento para merecer os aplausos dos presentes. Como a não éramos ainda feras nos nossos instrumentos, tivemos a maravilhosa ideia de fazer a apresentação descendo até o chão ao som de Pimpolho, do Art Popular. Isso mesmo: o cantor chamava o nome do meliante e este ia até a frente do palco rebolar no:

“Eu sou pimpolho, sou o rei da mulherada
beijo todas sem parar
E vê se pára de me olhar
Abaixa logo devagar
Porque meu fôlego tá acabando
Não consigo mais falar
Vai caindo, vai caindo
Agora pode levantar...”

Pois é. Eu fiz isso. Julguem-me! Condenem-me! Não, nada disso! No momento vocês só estão mesmo autorizados a imaginar a cena e rir. Eu, um adolescente magrelo, mãos no joelho, rebolando até o chão ao som de Pimpolho. Riam! Eu deixo. Eu mereço.

Mas, sabe, eu faria de novo. Foi bem divertida e movimentada essa época da minha vida. Tem histórias pra mais uns 2 dias de BEDA, pelo menos. Talvez eu conte, se o desespero por um tema bater de novo se a minha vergonha for passear novamente por tempo suficiente para escrever um texto.

Espero que tenham gostado.

Até amanhã!

Comentários

  1. Você falando que riu com o meu texto, mas esse seu é imbatível! haha E, olha, sinceramente... você subiu uns 10 pontos na minha admiração! Porque, vou te falar uma coisa: desconfio um pouco do caráter das pessoas que não passaram por uma fase desse tipo... Vou até pensar em contar em um dia do BEDA umas histórias dessas também, haha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

♫ ♪ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♪ ♪ ♫

Novo blog

Longe do coracão selvagem...