Retorno (mais um)

Esses dias estava dando uma olhada nos textos do blog. É algo que faço pelo menos uma vez no ano. Leio porque gosto de verdade de algumas das coisas que escrevi aqui; às vezes, também, por curiosidade para saber como pensava há 5 ou 10 anos atrás. Para ver quanto mudei e quanto ainda ficou daquele tempo.  Percebo um tanto de dor e melancolia nos poemas, embora tenha alguns bem leves. Nas crônicas um pouco mais de otimismo e de sonho, embora tenham algumas de alerta.

Não raro me surpreendo com a qualidade de alguns dos textos e penso comigo mesmo: “não lembrava de ter escrito isso; eu posso escrever muito bem quando me permito, hein?”. Não por vaidade boba, nem por nada, só porque aprendi a reconhecer qualidades em mim com o tempo, porque nem sempre fui bom nisso. Quase nunca, na verdade. O ciclo é sempre esse: leio, acho bom, me pergunto por que parei de escrever e faço o propósito de voltar a escrever com frequência. “Pelo menos uma vez por semana”. Como se fosse fácil voltar assim, depois de anos sem prática.

Hoje estou apenas me permitindo pensar e passar as palavras para a tela, sem muita reflexão. É preciso pegar o hábito de novo. Criar uma rotina, um ritual, um processo criativo para relembrar de onde vieram os textos que precederam a esse. Não falta material nesse mundo louco no qual vivemos. Preciso apenas me permitir dizer algumas palavras, dar alguns palpites, eu que sempre sinto que não tenho tanto a dizer, ou se tenho, é algo que outra pessoa diria melhor. Mas, pelo menos para algumas pessoas que costumavam vir aqui, parece que eu tinha algo a dizer.

Então talvez seja a hora de voltar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

♫ ♪ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♫ ♪ ♪ ♪ ♫

Longe do coracão selvagem...

Novo blog